15/07/2023 às 17:19 Entrevistas

Entrevista: Fotógrafo Vanderlei Longo

528
3min de leitura

Vanderlei Longo, 30 anos Fotógrafo Piquete-SP

Como a fotografia entrou na sua vida?

Foi através do Skate, fotografando os amigos nas sessões de rua, depois de um tempo comecei a fotografar profissionalmente produtos para marcas do mesmo seguimento.

Como foi o processo para definir seu estilo e nicho?

Eu não gostava muito da ideia de fotografar pessoas,rs.. mas depois vendo alguns trabalhos de fotógrafos que admiro passei a gostar de retratos, eu preferi optar somente por retratos femininos para tentar me especializar ao máximo somente numa área, e depois, com o tempo, estudar outras áreas da fotografia separadamente.

Na sua opinião o que é mais importante no início da fotografia, conhecer totalmente a teoria antes de ir para a prática ou as duas de forma simultânea?

Penso que as duas simultaneamente são importantes. No começo eu tentei estudar ao máximo a teoria e acabava que o excesso de informação fazia eu me prender muito em regras, então me atrapalhava na hora de fotografar na prática. Por isso costumo dizer que é importante conhecer as regras, mas não necessariamente segui-las.

O que é mais importante a princípio, conhecimento ou equipamento?

Acredito que conhecimento, se não mesmo que você tenha um equipamento sofisticado não vai conseguir extrair nem metade do que ele pode proporcionar.

Você prefere luz natural ou artificial para seus ensaios ?

Eu, particularmente, só uso luz natural.

Você fotografa pensando já na edição ?

Sim, tento pensar em toda a composição antes, cores, estilo, roupa... para que facilite a pós-produção.

Você se destaca pela sua paleta de cor, através dela podemos saber de cara que é uma fotografia sua! Como foi o processo para definir essas cores?

Foi testando muito kkk, sempre me inspirei em trabalhos de fotógrafos que utilizam cores quentes, e de tanto testar acabei criando uma paleta com a qual gosto muito de trabalhar, acho que as principais características das minhas fotos são as cores vibrantes e o alto contraste.

Suas fotos são muito nítidas e de ótima qualidade, foi difícil alcançar esse padrão ?

Foi fotografando muito literalmente,rs.. não utilizo equipamentos muito sofisticados então eu sempre procurei aproveitar ao máximo o que eu tenho, com o tempo fui aprendendo cada vez mais sobre os recursos do meu equipamento e tentando desenvolver um olhar mais apurado no momento de captar as imagens.

Sabemos que o mercado da fotografia está um pouco saturado e existe muita concorrência o que você pensa sobre isso?

Eu penso que fotografia é algo muito particular, cada fotógrafo tem um olhar diferente sobre o mesmo assunto e que se você procurar se dedicar ao máximo em sua própria identidade acaba não tendo problema com concorrência, pois sempre vai acabar atraindo clientes interessados no seu estilo de fotografia e não somente em preços.

Qual conselho você daria para quem está começando a fotografar ?

Fotografar todo dia é a melhor maneira de começar a dominar seu equipamento e evoluir, estar sempre pesquisando novas referências e nunca se acomodar. Seja um bom profissional e sempre respeite as modelos, pois isso é mais importante que qualquer técnica de edição. 

Sigam o fotógrafo Vanderlei Longo nas redes sociais.

Instagram: @derleilongo

15 Jul 2023

Entrevista: Fotógrafo Vanderlei Longo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

03 de Set de 2019

Entrevista: Angel Lima

12 de Fev de 2019

Entrevista: Renata Chagas

17 de Dez de 2018

Entrevista: Modelo Ana Paula