09/01/2019 às 20:12

Entrevista: Fotógrafo João Victor

350
3min de leitura

João Victor, 20 Anos Fotógrafo natural de Guaratinguetá

Como você entrou na fotografia?

conheci a fotografia através do curso técnico em comunicação visual, onde era uma das matérias. Comprei uma câmera DSLR e comecei a fotografar de tudo um pouco.

Foi difícil para você definir um estilo, nicho para seguir ?

No começo eu fotografava de tudo, até conhecer um fotógrafo no Instagram a qual gostei demais do seu trabalho focado mais em retratos, acabei o tendo como referência para os próximos trabalhos, a partir daí, comecei a fazer os retratos e não parei mais KKK.

você segue uma paleta de cores em todas suas fotos, como foi o processo até chegar nessas cores ?

Bem, eu tento chegar em tons parecidos, mas cada foto tem uma iluminação diferente, sinto a necessidade de desenvolver uma edição própria para cada ensaio, mas sempre seguindo com as mesmas características da minha identidade, que no caso é; temperatura, contraste e realces um pouco elevados. Isso é o essencial para toda foto minha. Eu gosto de fotos mais quentes, passei um bom período testando cores, tons, vendo fotos no próprio Instagram até me identificar com uma coloração, confesso que não foi de um dia para o outro isso.

Teoria e prática andam juntas! Você acha importante que um fotógrafo domine as duas?

Eu acredito que andem juntas sim, e também acho ser importante que um fotógrafo domine as duas, pois uma foto boa é resultado do conhecimento do seu equipamento e de técnicas onde aprendemos na teoria. O fotógrafo tendo uma boa noção na teoria, a prática vai ser apenas aplicar aquilo a qual foi tido o conhecimento.

Na sua opinião o que é preciso para se tornar um ótimo fotógrafo e conquistar clientes?

Precisamos ser o mais profissional possível, conhecer o seu equipamento e saber tratar bem as pessoas (no meu caso como retrato pessoas) isso é fundamental, através de um bom tratamento, um trabalho bem feito, geram recomendações e aí surgem os clientes.

Investir em equipamentos ou conhecimento primeiro?

Sou a favor de investir em conhecimento primeiro, pois aí automaticamente você conhecerá os equipamentos e poderá adquirir aquele que te sirva. Creio que sem conhecimento poderíamos adquirir equipamentos por impulso, as vezes sem necessidade.

Como você encara a concorrência desleal de algumas pessoas sem muita formação que cobram um valor muito baixo?

Eu acho que há espaço para todos, sei do valor que o meu trabalho tem, só eu sei a batalha que tive pra chegar até aqui, sou bem centrado, costumo focar somente no que faço, aí com isso não me preocupo com a concorrência desleal. Sou um cara que gosta de ver a cena da fotografia crescer, procuro sempre fortalecer quem me fortalece também na reciprocidade.

Dizem que o mercado da fotografia está muito saturado! Você concorda?

Eu vejo que tem muita gente trabalhando com a fotografia, nos retratos mesmo, há muitos fotógrafos nesse seguimento, e como disse acima, há espaço para todos, mas aí é a hora de procurar fazer diferente, ser autêntico pra se destacar no meio de tanta gente na área.    

Uma dica para quem está iniciando na fotografia!

Uma dica pra quem está iniciando, é conhecer bem o que tem em mãos (equipamentos), e praticar, criando portfólio automaticamente atraindo clientes.   

Sigam o Fotógrafo João Victor nas Redes Sociais:

Instagram: @joaovictorphoto

09 Jan 2019

Entrevista: Fotógrafo João Victor

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL